Tags /
sem tags
O projeto cultural Musas Coletivo de moda foi contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo a Cultura em 2020 e teve sua execução realizada no primeiro semestre de 2021. Escrito pela Proposta Verde, que vem desenvolvendo projetos culturais em várias áreas como: design, economia criativa e moda , como meio de transformar sua comunidade local.
O objetivo do Musas é contribuir para a valorização e fortalecimento coletivo das pessoas que atuam no campo da cultura, como a moda, oportunizando a troca de saberes que valorizam a produção autoral, primando pelo alinhamento das criações com os princípios do desenvolvimento sustentável.
A seleção da equipe foi feita com a divulgação do projeto em mídias sociais e análise dos portfólios enviados. Foram recebidas 8 inscrições e 2 profissionais foram selecionadas. Jéssica da Silva, 26 anos, formada em Design de Moda pelo Instituto Federal de Ibirama SC. Trabalha atualmente como Social Midia. Fabiana Bertoldi, 42 anos, formada em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo-SP, Fundadora da PLANTAE @useplantae em 2018, marca de sapatos e acessórios de fibras naturais como taboa e bananeira, trabalhando com grupos de artesãos e cooperativas.
Encontros semanais foram realizados de janeiro a março. Antes do encontro presencial foram feitas pesquisas sobre tendências e referências de moda. Um texto escrito por cada designer sobre a mensagem que a coleção pretende expressar foi exercitado como forma de contextualizar a criação com o momento histórico atual.
Foi realizada uma visita a fábrica Denim Zero, empresa local doadora das sobras produtivas para a confecção da coleção. Segundo o Sinfiatec (Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí) que representa a categoria na região, Rio do Sul tem aproximadamente 1,7 mil trabalhadores atuando em fábricas da cidade. Somando-se aos municípios próximos, o número de indústrias é de quase 700, das quais 450 atuam com jeans. “A gente faz a coleta através de uma empresa parceira, que separa os resíduos por tipo [malha, jeans, sintético] e eles são encaminhados todos para a reciclagem. Uma parte é reutilizada novamente e outra parte vai para a indústria automotiva. Apenas o mínimo é descartado”, explica a secretária executiva do Sinfiatec, Luciane Pereira. Estas ações de destinação correta do resíduo já acontecem há quatro anos, segundo a secretária, e englobam cerca de 48 empresas, nas 28 cidades do Alto Vale do Itajaí que compõem o Sinfiatec. “As empresas recebem uma declaração de destinação correta, se você analisar toda essa abrangência do Sindicato, imagina quanto de resíduo é gerado. Então isso é uma preocupação muito grande da nossa entidade. a preocupação com o meio ambiente é muito grande, pois temos que pensar no futuro”, salientou.
Para a criação foi realizado um encontro presencial de 4 horas para a construção coletiva do painel imagético, definição das peças, desenhos e entrega dos materiais (resíduos) para a confecção dos pilotos.
Para a pilotagem os Componentes como: fivelas, alças, pingentes e saltos para sapatos foram produzidos com madeira de reuso na marcenaria da Proposta Verde, seguindo aspectos do ecodesign.
Toda a coleção foi confeccionada com sobras de jeans e madeira. As técnicas manuais de tramas, trançados e cestaria foram utilizadas para a produção das peças.
Com as 12 peças da coleção confeccionadas, um editorial fotográfico foi realizado na Proposta Verde. A fotógrafa Alice Shotten foi selecionada via inscrição e envio de portfólio.
Juntando os caquinhos de nós e do mundo criamos uma linha de acessórios de moda que expressa a poesia das mãos e a beleza de unir pedaços e emoções. Coleção Fragmentos, baseada no ecodesign e nos princípios do desenvolvimento sustentável : valoriza recursos locais (humanos e materiais); fortalece a cultura local; utiliza a reintegração de resíduos; estimula a economia local e promove a educação para a sustentabilidade.
Para ver as 12 peças da coleção, você pode acessar nosso perfil no Instagram onde fomos compartilhando todo o processo conforme ele se desenvolvia. As peças da coleção podem ser compradas sob encomenda . Marcas que queiram apoiar também são bem vindas. Fica o convite para nos seguir no @musas_coletivodemoda.